89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Parque Nacional de São Joaquim: prefeitos avaliam andamento das conversas entre municípios

Por Eduardo Madeira

O turismo regional e os limites do Parque Nacional de São Joaquim pautaram nova reunião entre prefeitos na manhã da última quinta-feira, dia 15. Saionara Bora, de Lauro Müller, foi a anfitriã do encontro que envolveu ainda Hélio Alberton Júnior, de Grão-Pará, Jorge Koch, de Orleans, e Mariza Costa, de Urubici. Desta vez, apenas Pedro Ostetto, de Bom Jardim da Serra, não compareceu. Foi a segunda reunião deste grupo. Um encaminhamento foi a assinatura de uma carta de manifestação para ser encaminhada ao Fórum Parlamentar cobrando a realização de uma audiência pública para tratar do tema.

Em entrevista ao Resumo Final, Mariza considerou a reunião importante pelo fato de os municípios concordarem com a redução do parque. A prefeita de Urubici frisou que a demanda da região é pela retirada de áreas agricultáveis. “Foi importante pela integração dos cinco prefeitos, que entraram num acordo pela redução do parque”, observou.

Já o prefeito de Grão-Pará frisou que a lei que impôs os limites no Parque foi autoritária e não ouviu as lideranças locais. Alberton afirmou que a pretensão dos líderes é dialogar sobre o assunto. “A gente quer um diálogo aberto. É parque? Ok, ou indeniza ou permite, de forma responsável, que seja explorada a atividade econômica, porque terra ociosa em Grão-Pará não é benéfica. A gente quer sentar e dialogar”, afirmou, em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira, dia 16.

Confira também:

Prefeitos se reúnem em Lauro Müller para discutir turismo e rumos do Parque de São Joaquim