Mais saudável, porém não menos calórico, o consumo do chocolate amargo também deve ser moderado. Segundo a nutricionista Luceli Ficagna este tipo de chocolate pode ser consumido todos os dias, mas em quantidade pequena. “O ideal é comermos dois quadradinhos da barra por dia, deste modo ele é considerado bom para a saúde”.
A nutricionista afirma que ele é considerado um alimento funcional, ou seja, faz bem para o nosso organismo. Alguns estudos apontam que ele é capaz de prevenir doenças cardíacas e até mesmo o câncer.
É bom ficar atento também à quantidade de cacau que a barra possui. “Quanto mais cacau melhor, o saudável hoje possui acima de 70% de cacau”, explica Luceli.
O chocolate meio amargo não deve ser confundido com o amargo. A nutricionista ressalta que nos supermercados é difícil encontrar o chocolate amargo. “As marcas mais conhecidas geralmente não trabalham com chocolate totalmente amargo, por isso é difícil de encontrar em qualquer supermercado. É mais fácil ter em lojas especializadas”, afirma.
Cyntia Amorim / Portal Satc