A estação mais quente do ano, o Verão, se despediu de 2013 para a chegada da estação das folhas, o Outono, que começou às 8h02 dessa quarta-feira. A estação vai prevalecer até o fim de junho, quando chega a estação mais fria ao longo ano, o Inverno. O Outono é marcado pelas temperaturas bem variáveis durante o dia, pela formação de nevoeiros e pela pouca chuva e vento. Conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, é nesta estação que também é mais propício a formação de eventos tropicas, como o furação Catarina, que aconteceu no fim de março de 2004.
“O Outono é marcado pelas tardes quentes e pelas noites frias. Uma mistura de Verão e Inverno. As variações das temperaturas podem chegar a 10ºC”, comenta. Segundo Sônego, este Outono será típico, choverá menos, mas a região não vai sofrer com estiagens. “Neste período, no ano passado, estávamos enfrentando uma seca forte, mas este ano isso não deve acontecer”, adianta.
A precipitação deve ficar entre 100 milímetros nos meses de abril, maio e junho. A temperatura média no Outono começa com 20ºC, já no fim da estação, a média fica em 14ºC. Durante os três meses da estação, à noite a temperatura média é de 12ºC e no período da tarde é de 25ºC. “Mas já aconteceu da estação registrar temperaturas negativas e calor de 37ºC”, pontua. “Estes extremos acontecem”, completa o climatologista.
O Outono também é marcado pela colheita do arroz, da safrinha do feijão, entre outros produtos da agricultura. O plantio das pastagens de Inverno, que servem de alimento para o gado também é caracteristico do Outono. “A estação também é típica para a plantação das hortas caseiras”, lembra. Segundo Sônego, nestes primeiros dias da nova estação, as condições climáticas serão marcadas pelo tempo bom e seco.
Douglas Saviato / Engeplus