De acordo com o personal trainer João Anníbal Queiroz, a escolha do tênis correto depende de cada pessoa e de cada pé, ou pisada. Segundo o personal, existem três tipos de pisada:
A primeira é a Pisada Pronada, em que o pé pisa de fora para dentro (pé direito, a parte esquerda do calcanhar pisa primeiro). A segunda é a Pisada Supinada, em que o pé pisa de dentro pra fora (pé direito, a parte direita do calcanhar pisa primeiro). E a terceira é a Pisada Neutra, que também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente inteira do pé tocando o solo.
“Antes de escolher o tênis, a pessoa deve fazer um teste de pisada com um profissional fisioterapeuta, para saber qual o melhor tênis e para a atividade que ela vai praticar. Procurar ver se o tênis tem um bom amortecimento e depois verificar se o calçado fica confortável no pé”, afirma Queiroz.
Essas características, conforme o personal, valem para as pessoas que querem escolher um tênis para praticar corrida, academia com exercícios mais puxados, caminhada, ginástica ou para esportes com mais impactos.
Os tênis que possuem um bom amortecimento, de acordo com o Queiroz, vão corrigir a pisada e impedir que o pé pise muito para dentro ou para fora, minimizando os impactos causados pela movimentação. “Um tênis para correr, por exemplo, precisa ter um amortecimento grande na parte de trás e leve na parte da frente”, comenta o personal trainer.
Para o ortopedista Fabrício Rampinelli Zanella, um tênis inadequado às características da pessoa ou da atividade planejada pode causar algumas consequências a saúde.
“As doenças mais comuns são as lesões no tendão (inflamações), fraturas (por estresse) e a calosidade nos dedos e nos pés, que são geradas pelos calçados muito apertados”, relata o ortopedista.
Segundo o médico, na hora de escolher o tênis as pessoas devem comprá-los na parte da tarde.
“É bom, sempre que alguém for comprar um tênis, que vá na parte da tarde, porque durante o dia os pés costumam inchar. Fica melhor para escolher o calçado no final do dia. Se comprar pela manhã, quando for usá-lo, pode ficar desconfortável”, afirma.
De acordo com Zanella, o tênis escolhido deve ter aproximadamente 1,5cm de folga entre o dedo e a parte da frente do tênis.
Bruna Mendes / Portal Satc