89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Conheça algumas técnicas de memorização para estimular o cérebro

Em 2030, mais de 65 milhões de pessoas no mundo terão alguma demência, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em um ambiente em que cada vez mais se lida com uma infinidade de informações, o hábito de recorrer à memória para se lembrar de telefones ou de nome de pessoas conhecidas é cada vez mais delegado à tecnologia. Diante disso, é comum ouvir queixas sobre esquecimentos repentinos e falta de atenção. Para contornar o problema, é importante estimular o cérebro. As técnicas de memorização podem ser uma opção.

Porém, ainda não há consenso sobre a eficácia dos exercícios para turbinar a memória.

— O que a gente vê são propostas, mas ainda não deu tempo para ver os resultados. Mas qualquer coisa que faz as pessoas treinarem a memória já funciona — afirma o neurologista Ricardo Teixeira.

Para Fernando Elias José, psicólogo e especialista em cognição humana, é mais uma questão de autoconhecimento:

— Devemos testar para saber o que fica melhor na nossa rotina.

Aprenda algumas técnicas de memorização

::: Imagens mentais: para as pessoas que têm facilidade em decorar imagens, aconselha-se o recurso da informação que provoque uma impressão forte na memória e obrigue a uma recordação exata.

::: Palavra-chave : a ideia dessa técnica é associar um tópico a cada palavra-chave, de modo que, ao lembrar esse termo, nos recordamos do assunto.

::: Técnica das iniciais: muitas pessoas têm facilidade de decorar dados, se esses formarem, com as suas iniciais, palavras fáceis de memorizar.

::: Técnica dos números: algumas pessoas têm uma maior facilidade em recordar números do que palavras. Para elas, a codificação de um conjunto de informações em números pode ser a forma mais fácil de adquirir esses dados.

::: Rimas e jogos: o ensino de crianças passa, muitas vezes, por rimas e jogos, que se tornam fáceis instrumentos de memorização.

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.