O projeto Felinos do Aguaí registrou uma nova espécie de felino silvestre na área da reserva localizada no município de Treviso. Trata-se do jaguarundi, também chamado de gato-mourisco (Puma Yagouaroundi). O animal pertence ao gênero Puma, que também agrupa a espécie Onça-parda.
O jaguarundi é um gato de porte pequeno a médio, com peso que pode variar de 2,6 a 9 quilos e difere-se das outras espécies de felinos por apresentar uma pelagem com coloração uniforme, variando do pardo-avermelhado ao cinza escuro e preto. Essa coloração, entretanto, está relacionada com o tipo de ambiente onde o animal vive, sendo que animais que habitam florestas possuem coloração mais escura, enquanto os de habitats mais abertos costumam ser mais claros. O jagurarundi também possui como características próprias as orelhas pequenas, corpo alongado, pernas curtas e cauda cumprida e fina.
O projeto Felinos do Aguaí tem como objetivo pesquisar a fauna existente na Reserva Biológica do Aguaí, que abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. Em sete anos de pesquisa o Instituto Felinos do Aguaí só tinha ouvido relatos da aparição desta espécie na região litorânea de Santa Catarina, mas este ano foi feito o registro com uma armadilha fotográfica dentro da reserva e constatou-se que o jaguarundi também vive pelas montanhas.