No fim da tarde desta segunda-feira (25), um forte temporal atingiu Santa Catarina. Em Joinville, no Norte de Santa Catarina, muitos estragos foram contabilizados pela Defesa Civil e pelos bombeiros voluntários da cidade.
De acordo com o Cleiton José Alves, que é bombeiro voluntário, muitas ligações foram recebidas para registrar ocorrências da chuva desta tarde. “A grande maioria dos registros é sobre destelhamentos, queda de árvores em muros, nas fiações elétricas, em telhados, mas todos sem ferimentos. Temos 26 ocorrências mais ou menos sérias para atender e são seis equipes na rua”, explica Cleiton.
A Defesa Civil de Joinville relata que no bairro Saguaçu, parte da sacada de uma obra que estava em construção desabou sobre algumas casas, mas não há feridos. Outro registro ocorreu no bairro Vila Velha, onde um raio atingiu uma casa e provocou um princípio de incêndio, que havia sido apagado até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Na Grande Florianópolis, a tempestade provocou um incêndio na Igreja São Sebastião, em Biguaçu, após um raio atingir a contrução. Os Bombeiros foram acionados para apagar o fogo. Em São José, nada foi registrado. De acordo com a Defesa Civil do município, apesar de forte, a chuva não causou estragos. Em Florianópolis, a Defesa Civil relata que apenas um caso foi registrado após a chuva forte. No bairro Ingleses, no Norte da Ilha, a rua Samborá ficou alagada, mas após algumas horas a água escoou.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, a nebulosidade deve predominar nesta terça-feira (26), provocando chuvas especialmente nas cidades litorâneas, Vale do Itajaí e Norte pela manhã.