Um professor universitário de Orleans, não contente com o rendimento de alguns acadêmicos, iniciou um alerta no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). Conforme o docente Marioly Oze Mendes, muitos estudantes apresentam dificuldades para ler e têm problemas na escrita e com a interpretação de textos. Para ele, a causa disto é a ausência do hábito de leitura.
“Acredito que a leitura promove o resgate da cidadania, devolve a autoestima ao promover a integração social, desenvolve uma reflexão crítica e possibilita formar uma sociedade mais consciente”, avalia Mendes. O professor acrescenta que o hábito da leitura é algo que deve vir de casa, sendo promovido pelas famílias, mas, quando isso não acontece, as pessoas enfrentam até dificuldades acadêmicas no futuro.
“Tenho alunos que já estão na pós-graduação e não conseguem apresentar uma defesa fundamentada de determinado assunto, pois não têm conhecimento suficiente para isso, algo que poderia ser mudado com o simples hábito de ler livros”, ressalta.
Tanto com os alunos como com os próprios colegas de trabalho, Mendes tem promovido a divulgação do slogan “Eu amo ler. Leitura. O seu melhor investimento.” e incentiva que mais e mais pessoas visitem a biblioteca da instituição, além de que adquiram livros e presenteiem familiares e amigos com livros. Inclusive, ele entrega adesivos e canetas com o mesmo slogan, a fim de propagar a ideia.
Mendes leciona nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Adm. Agronegócios e na pós-graduação, no curso de Direito Ambiental, das unidades do Unibave em Orleans, Cocal do Sul e Gravatal.
Vanessa Amando / Engeplus