Não há estação do ano específica, os pés precisam de cuidado sempre. Nas estações mais frias, sapatos fechados podem machucar, calejar e sufocar, causando fungos e unha encravada, por exemplo. No verão, pés descalços e muita água, a umidade e o calor acabam também propiciando a incidência de micoses.
A podóloga Anita Valim de Souza diz que é muito comum as pessoas terem onicomicoses (fungos nos dedos da mão ou no pé). “Os casos que eu mais atendo é de fungos”, conta. Segundo a profissional, esses problemas geralmente são adquiridos por uso de objetos não esterilizados, corte incorreto das unhas, pós-trauma e calçados fechados por muito tempo.
A dica é manter o pé sempre seco e limpo. E, se aparecer o fungo, o ideal é procurar um podólogo, pois pode contaminar outras pessoas, e se não tratar poderá levar a deformidades irrecuperáveis e à degeneração. “As mulheres devem deixar a unha respirar pelo menos duas semanas no mês sem esmalte”, ressalta Anita.
Há casos de unha encravada em pessoas que já nascem com alguma deformidade congênita da unha, ou seja, formatos que facilitam este quadro, como a unha no formato caracol (suas laterais formam um “c” para baixo).
“A joanete pode ser provocada pelo uso de calçados inadequados. Tem que saber escolher o calçado ideal. Não adianta ter um pé quadrado e querer usar um sapato bico fino, pois alguma irregularidade vai acontecer, calos, ou até mesmo levar a produzir a joanete”, salienta Anita.
Texto/Foto: Ana Acordi / Portal Satc