Nessa terça-feira foi comemorado o dia do fotógrafo. Para quem não tem muita habilidade com os cliques como os profissionais, algumas dicas simples podem ajudar o fotógrafo amador a compor uma boa foto. Conhecer bem o equipamento, controlar a iluminação e manter uma boa angulação são algumas das principais orientações. Conforme o fotógrafo profissional Fabiano Patrício, os modelos de câmeras mais novas possuem uma “grade”, mais conhecida como regra dos terços.
“As pessoas podem ativar a opção enquanto está fotografando ou também desativá-la. Sugiro que deixe ativa e procure enquadrar o objetivo principal no encontro dessas linhas, ou mesmo atingir o maior número de intercessões da grade”, orienta Patrício. Outra dica indispensável e uma das mais importantes se trata da iluminação do ambiente onde se está fotografando.
“Quando se fotografa em ambientes externos é importante tomar muito cuidado com a incidência maior de luz”, ensina. É importante perceber de onde vem a luz e saber se é interessante ter sombras na composição da foto desejada, por exemplo. “A dica é fazer uma leitura da quantidade de luz e avaliar se ela será boa ou não na fotografia”, destaca o fotógrafo.
Se a imagem estiver muito clara ou escura, a orientação, de acordo com Patrício, é explorar os inúmeros modos disponíveis nas câmeras modernas, ou simplesmente tentar compensar um pouco de exposição. “Diversas delas possuem um botão físico para isso, identificado pelo símbolo +/-. Caso sua imagem esteja escura demais, mova-o para cima de zero; se estiver muito clara, para baixo”.
Se o fotógrafo utiliza uma máquina semiprofissional ou modelos amadores que oferecem a função, A ou S, (AV -TV) a orientação é que a pessoas ativem essas funções para atender atividades específicas, como esportes, ambientes escuros e paisagens. “Priorize um equipamento com esses modos”, ressalta. “Explore ângulos nada convencionais, fuja do tradicional, imprima seu olhar”, completa Patrício.
Douglas Saviato / Engeplus