O Carnaval do Balneário Rincão corre o risco de não acontecer em 2013 por falta de verba. A afirmação é do prefeito interino do novo município, Charles da Rosa. Segundo ele, em dezembro de 2012, não foi entregue ao Governo de Santa Catarina a documentação necessária para a solicitação de repasse de verba para realizar o evento. Com isso, o dinheiro, que deveria estar na conta do município no dia 20 daquele mês para ser entregue as escolas de samba, ainda não foi repassado.
“O processo de solicitação de verba por parte dos municípios ao Governo do Estado para a realização do Carnaval deve ser iniciado de setembro até novembro do ano anterior ao evento. É preciso entregar documentos com a apresentação dos custos, para que sejam avaliados pelo governo estadual, mas isso não foi feito, e o Balneário Rincão vive uma situação atípica, de transição para novo município, então não temos verba suficiente para fazer esse Carnaval”, revela Charles.
Foi realizada nesta segunda-feira uma reunião com o secretário do Desenvolvimento Regional em Criciúma, Luiz Fernando Cardoso. Para ele, é praticamente impossível que o Estado faça o referido repasse de verba. “O Carnaval é responsabilidade dos municípios, não uma obrigação do Estado. No entanto, em algumas cidades, onde o evento já é tradição, existe uma parceria e o Estado repassa um incentivo, um incremento para a realização do evento. Porém, acredito que não existe tempo hábil para que isso aconteça em relação ao Balneário Rincão”, explica o secretário.
Conforme o portal Engeplus uma nova reunião com representantes dos governos municipal e estadual está marcada para a próxima quinta-feira, dia 10. De acordo com Charles, somente a partir dessa data será possível confirmar ou não o CarnaRincão 2013. “Lideranças políticas da região estão engajadas na causa, esperamos que dê tudo certo”, finaliza o prefeito interino.