89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Cruz Peregrina se despede da Diocese de Criciúma

Após percorrer várias paróquias em 12 municípios, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) se despedem da Diocese de Criciúma.

Durante todo o dia deste domingo, a Cruz e os ícones de Nossa Senhora e da beata Albertina Berkenbrock foram venerados por milhares de pessoas na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Balneário Arroio do Silva e Araranguá, e nas paróquias dos bairros criciumenses Pinheirinho, Santa Luzia, Rio Maina, Santa Bárbara, Michel e Próspera.

Missa na Próspera

Na última visitada do dia, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, os fiéis aproveitaram o momento após a Comunhão para aproximarem-se dos símbolos, especialmente da Cruz, onde muitos se ajoelharam e até se emocionaram, demonstrando sua fé em Cristo.

O bispo Dom Jacinto, que também percorreu outras paróquias neste dia, presidiu a missa e, em sua homilia, conduziu uma reflexão entre a visitação dos Reis Magos, cuja festa foi celebrada na liturgia deste domingo e a adoração à Cruz. “O Ícone de Nossa Senhora está sempre perto da Cruz, porque perto da Cruz, tem que estar a Mãe, e onde está o Filho e a Mãe, estão os filhos de Deus! Os Reis do Oriente olharam o Menino e o adoraram, porque sabiam que Ele era o Messias. Nós também, se não tivermos fé, como vamos olhar e adorar a Eucaristia? Nós a adoramos e a levamos conosco, a Palavra e o Corpo”.

O bispo recordou a todos que não participarão da JMJ no Rio de Janeiro, que celebrar e tocar os símbolos já é participar da grande festa. Dom Jacinto acrescentou a necessidade de aprender pela experiência da Cruz a sabedoria de Deus. “Nem todos sabem o que fazer com a sua cruz, alguns procuram até a morte, ao contrário das pessoas de fé. Cristo não desanimou diante da cruz, nem Nossa Senhora. E é isso que Ele quer ensinar a mim e a vocês”.

Para o bispo, que recebeu a visita de um representante da CNBB Regional Sul 4, que engloba todas as dioceses do Estado de Santa Catarina, o povo de Criciúma tem acolhido muito bem os símbolos da JMJ. “O povo da Diocese de Criciúma é um povo que tem fé. Este dia é único em nossa vida: na minha e na de vocês. Nas Filipinas, em Manila, mais de 5 milhões de pessoas estiveram presentes na Jornada Mundial da Juventude. Ninguém neste mundo reúne mais pessoas de fé que Jesus e Nossa Senhora. Este é o Ano da Fé, portanto, nada melhor do que estamos vivendo aqui!”.

Tocando a Cruz, o bispo conduziu uma benção especial sobre todos os presentes. Após a celebração eucarística, os paroquianos fizeram uma caminhada com os símbolos, com a celebração da Via Sacra em cinco estações.

Mudança no itinerário da peregrinação

Segue a programação alterada para esta segunda-feira, 07 de janeiro, último dia em que os símbolos da JMJ estarão na Diocese de Criciúma:

00h às 09h: Catedral São José (Missa às 07h30min)
Vigília e Exposição dos Símbolos
09h30min: Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
Missa e Exposição dos Símbolos
(Logo após, haverá procissão motorizada até à PARÓQUIA SÃO MARCOS, Nova Veneza)
15h: Urussanga (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Envio para a Diocese de Tubarão.

Veja mais fotos clicando aqui

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Imaculado Coração de Maria produziu um vídeo com os melhores momentos da chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Lauro Müller.

{youtube}Qh1B5lkwCjU{/youtube}

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.