Após percorrer várias paróquias em 12 municípios, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) se despedem da Diocese de Criciúma.
Durante todo o dia deste domingo, a Cruz e os ícones de Nossa Senhora e da beata Albertina Berkenbrock foram venerados por milhares de pessoas na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Balneário Arroio do Silva e Araranguá, e nas paróquias dos bairros criciumenses Pinheirinho, Santa Luzia, Rio Maina, Santa Bárbara, Michel e Próspera.
Missa na Próspera
Na última visitada do dia, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, os fiéis aproveitaram o momento após a Comunhão para aproximarem-se dos símbolos, especialmente da Cruz, onde muitos se ajoelharam e até se emocionaram, demonstrando sua fé em Cristo.
O bispo Dom Jacinto, que também percorreu outras paróquias neste dia, presidiu a missa e, em sua homilia, conduziu uma reflexão entre a visitação dos Reis Magos, cuja festa foi celebrada na liturgia deste domingo e a adoração à Cruz. “O Ícone de Nossa Senhora está sempre perto da Cruz, porque perto da Cruz, tem que estar a Mãe, e onde está o Filho e a Mãe, estão os filhos de Deus! Os Reis do Oriente olharam o Menino e o adoraram, porque sabiam que Ele era o Messias. Nós também, se não tivermos fé, como vamos olhar e adorar a Eucaristia? Nós a adoramos e a levamos conosco, a Palavra e o Corpo”.
O bispo recordou a todos que não participarão da JMJ no Rio de Janeiro, que celebrar e tocar os símbolos já é participar da grande festa. Dom Jacinto acrescentou a necessidade de aprender pela experiência da Cruz a sabedoria de Deus. “Nem todos sabem o que fazer com a sua cruz, alguns procuram até a morte, ao contrário das pessoas de fé. Cristo não desanimou diante da cruz, nem Nossa Senhora. E é isso que Ele quer ensinar a mim e a vocês”.
Para o bispo, que recebeu a visita de um representante da CNBB Regional Sul 4, que engloba todas as dioceses do Estado de Santa Catarina, o povo de Criciúma tem acolhido muito bem os símbolos da JMJ. “O povo da Diocese de Criciúma é um povo que tem fé. Este dia é único em nossa vida: na minha e na de vocês. Nas Filipinas, em Manila, mais de 5 milhões de pessoas estiveram presentes na Jornada Mundial da Juventude. Ninguém neste mundo reúne mais pessoas de fé que Jesus e Nossa Senhora. Este é o Ano da Fé, portanto, nada melhor do que estamos vivendo aqui!”.
Tocando a Cruz, o bispo conduziu uma benção especial sobre todos os presentes. Após a celebração eucarística, os paroquianos fizeram uma caminhada com os símbolos, com a celebração da Via Sacra em cinco estações.
Mudança no itinerário da peregrinação
Segue a programação alterada para esta segunda-feira, 07 de janeiro, último dia em que os símbolos da JMJ estarão na Diocese de Criciúma:
00h às 09h: Catedral São José (Missa às 07h30min)
Vigília e Exposição dos Símbolos
09h30min: Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
Missa e Exposição dos Símbolos
(Logo após, haverá procissão motorizada até à PARÓQUIA SÃO MARCOS, Nova Veneza)
15h: Urussanga (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Envio para a Diocese de Tubarão.
Veja mais fotos clicando aqui
A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Imaculado Coração de Maria produziu um vídeo com os melhores momentos da chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Lauro Müller.
{youtube}Qh1B5lkwCjU{/youtube}