Desde que foi inaugurada, em 30 de outubro de 1981, pelo governador Jorge Bornhausen, a rodovia SC-390 no trecho entre Lauro Müller e Orleans nunca passou por uma revitalização. Ao longo dos 36 anos a estrada recebeu apenas pequenos reparos e as constantes operações tapa buracos, por parte do Deinfra.
Ao longo do trecho entre Lauro Müller e Orleans, inúmeros buracos se formaram na pista, colocando em risco a segurança não só de motoristas, mas também de pedestres, que tem de redobrar a atenção, pois em muitos pontos os veículos acabam transitando pelo acostamento para desviar dos buracos. Também é comum os motoristas invadirem a contramão para escapar das enormes crateras que se formam na pista, principalmente em dias chuvosos.
A Rodovia SC-390 (antiga SC-438) é o principal acesso entre o Planalto Serrano e o litoral Sul catarinense. É também a principal estrada de ligação do município de Lauro Müller com as demais cidades da região.
Motivo de vários protestos e inclusive interdições, o péssimo estado da estrada não tem previsão de ser resolvido.
Em entrevista nesta manhã ao Chamada Geral, o vereador de Lauro Müller Walmir Fabro, disse que já que não há uma definição por parte do governo estadual, lideranças políticas de Lauro Müller e Orleans começam a se mobilizar para cobrar diretamente do governador Raimundo Colombo uma posição sobre o assunto.
Confira:
Parte 02: