O temporal que atingiu Santa Catarina e Rio Grande do Sul neste domingo (12), com chuva, raio, ventos fortes e granizo, não ocasionou grandes estragos no Sul catarinense. De acordo com o coordenador Regional da Defesa Civil em Araranguá, Sebastião Antonio de Souza, o órgão não recebeu chamados.
Pela manhã, a Defesa Civil emitiu alerta via SMS dando conta de possível vendaval e granizo em Araranguá, para que a população ficasse longe de postes e árvores. “Araranguá teve o alerta do projeto piloto [desenvolvido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil]. O alerta se confirmou, mas não recebi solicitações da população”, explica Souza.
Em outras regiões, muitos estragos
Já nas regiões de Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Videira a situação foi mais crítica. Mais de 120 mil unidades ficaram sem energia elétrica. Equipes de emergência da Celesc estão mobilizadas atendendo às ocorrências, principalmente ocasionadas pelo temporal de granizo.
Na Grande Florianópolis, os problemas estão na região de Biguaçu e norte da Ilha, onde há registros de árvores e fiação elétrica caídas sobre residências. Alimentadores abertos impedem o tráfego da energia.
Devido ao tamanho e quantidade de estragos, os trabalhos acontecem em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Com informações do Portal DN Sul