A 14ª edição da Feira de Exposição Agropecuária do Vale do Braço do Norte e Região – Feagro 2017 já tem data definida neste ano. A diretoria do evento se reuniu na noite desta terça-feira (07) para iniciar os preparativos de uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O evento acontecerá do dia 07 a 11 de junho, no Parque de Exposições Humberto Oenning, com estimativa de mais de 70 mil visitantes neste ano.
O primeiro ato do encontro foi a escolha da nova diretoria da feira, pois a mesma se renova a cada dois anos de formação, podendo ser reeleita com a concessão de toda diretoria presente. Adir Engel se mantém como presidente e Wolnei Schueroff, o Duda, como vice. Atualmente Duda é o secretário municipal de Obras, tornando assim uma grande parceira entre a Feagro e a administração municipal.
A busca por parceiros já foi iniciada, como em instituições financeiras e entidades governamentais. Além disso, um convite já foi destinado ao próprio Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o senador Blairo Maggi, mostrando que este ano, a feira vem com mais força. “Alguns ofícios já foram encaminhados para autoridades da capital federal, e um convite ao próprio ministro foi entregue esta semana. Agora estamos aguardando a visita do Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa à região do Vale, para convidá-lo para uma reunião sobre o apoio do estado com a Feagro”, afirma o presidente da Feagro, Adir Engel.
A feira mantém sua estada no Circuito Nacional da Raça Jersey, organizado pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB). Será realizada a segunda etapa das cinco que acontecerão no ano em todo o país, com o jurado já definido: Mauricio Luiz da R. Santolin. “Temos sempre grandes expectativas de sair da região do vale a Jersey Campeã Nacional”, complementa o presidente da Feagro, Adir Engel.
Mudanças
Ainda na reunião, a diretoria conversou sobre os prós e contras da última edição da feira, e definiu algumas mudanças para este ano. Uma delas é a continuação das vendas antecipadas dos estandes e a facilidade de negociação. “A procura já começou desde o início deste ano”, afirma o presidente da feira.
A praça de alimentação e algumas atrações receberão mudanças. A expectativa com isso, é que a a 14ª Feagro tem tudo para ser a maior de todas em público e também em animais, pois será estudada a possibilidade de ser a maior feira de exposição de gado Jersey do Mundo. “O grande diferencial da Feagro 2017 será o interesse de produtores em ingressar como expositores de Ggdo devido ao sucesso do Circuito Nacional da última edição da feira, e o destaque que teve em âmbito nacional”, diz o presidente, Adir Engel.
Segundo a presidente do Núcleo Regional da Associação Catarinense de criadores de Bovinos (ACCB), Maria Rosinete Souza Effting, Braço do Norte novamente entra no calendário da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, e a procura de novos criadores para melhorar seu rebanho foi muito satisfatória. “Devemos este marco à exposição da qualidade e elevada genética que tivemos no ano passado, onde mostramos o que a região do Vale tem a oferecer para o Brasil”, analisa Maria Rosinete.
Outro destaque é o pavilhão da suinocultura, devido à qualidade elevada da carcaça suína regional. Devido a seu sucesso no ano passado, o estande permanece e para esta edição da feira, o local estará mais amplo, com 400m².
Agronegócio: o pilar da economia brasileira
A expectativa do setor agropecuário é de crescimento em 2017, em meio a uma projeção de safra recorde de 219,1milhões de toneladas e de aumento da produtividade. Ainda segundo o Ministério da Agricultura, o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária em 2017 deve atingir R$ 545,9 bilhões, 2,9% acima do registrado em 2016, que foi de R$ 530 bilhões.
A agricultura é responsável por grandes números que a fazem ser um dos setores mais estáveis da atualidade, onde no final do ano de 2016, após toda economia em queda, o ultimo trimestre foi de melhorias no setor agropecuário.
Com notável posição mundial, e entre os cinco maiores países exportadores do mundo, a agricultura brasileira tem grande participação em todo território nacional, empregando mais de 37% de trabalhadores, e ocupando uma grande área territorial do país para este fim, hoje a agricultura está presente dia a dia na economia dos estados.
Colaboração: Feagro 2017