O jovem natural de Orleans, Lucas Silva, 21 anos, cego desde os primeiros meses de vida, está realizando um sonho. Através de aulas adaptadas, ele tem a oportunidade de ingressar no Curso de Mecânica e Manutenção Automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai de Palhoça.
Atualmente, ele cursa a primeira fase. O estudante conta que nutre a paixão por carros desde criança. “Cada carro que passava por mim na rua, eu dizia: é tal carro. Eu sabia que era fusca só pelo cheiro”, contou Lucas. “A primeira coisa que ele me disse foi que o sonho dele é ser mecânico de automóveis. Então eu pensei: se é um sonho, eu posso ajudar”, emendou o instrutor técnico em Manutenção Automotiva, Teófilo da Silva Júnior.
Contudo, o instrutor percebeu que as dificuldades aumentaram nas aulas em laboratório. “Nesse momento, comecei a perceber as dificuldades que ele tinha e resolvi fazer uma mudança. Sem ele saber, fui para o laboratório e fiz a primeira ferramenta adaptada. Depois de ela pronta, entreguei para ele fazer a leitura do número”, explicou.
Graças a essa atitude, o aluno será capaz de exercer a profissão após a conclusão do curso. “Foi muito importante porque eu vou ter independência, vou poder fazer aquilo futuramente sozinho. Vou desmontar uma máquina sozinho porque vão estar ali os números das ferramentas e eu saberei de qual chave se trata”, destacou o jovem. “Hoje, os olhos ele são a minha mão”, acrescentou Teófilo.
Com isso, ambos protagonizam uma história de amor ao próximo e de superação. “Não importa qual profissão seja, mas, não desista do seu sonho porque todos podem se tornar realidade. Basta querer, basta ter vontade, que tudo dá certo”, aconselha Lucas.
Sul in Foco