Uma grande mobilização para discutir a Reforma da Previdência vai acontecer neste sábado, dia 14, às 9 horas da manhã na sede do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis. A assembleia unificada vai reunir os cinco sindicatos da categoria, que abrangem aproximadamente 3,5 mil mineiros na região carbonífera.
Segundo dirigentes sindicais, a assembleia é o início de uma grande mobilização envolvendo trabalhadores de todos os seguimentos para protestar contra a aprovação da Reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso Nacional.
O assunto foi tratado nesta manhã dentro do Chamada Geral em entrevista com os presidentes dos sindicatos de Lauro Müller e Siderópolis, Lourival Elias Filho e Nilson Barzan, e com o vice-presidente de Siderópolis Leonor Rampinelli e o diretor de assuntos da previdência do sindicato de Lauro Müller Luciano Leodato.
Na oportunidade os sindicalistas também comentaram sobre o dissídio da categoria, pois a data base é neste mês de janeiro. A proposta apresentada pela classe ao sindicato patronal foi a inflação do período mais e o mesmo percentual de ganho real, o que gira entorno de 14%.
Acompanhe a entrevista:
Parte 2: