Um forte temporal atingiu, no fim da tarde desta quinta-feira, diversas cidades da região. A mais afetada até o momento foi Lauro Müller. A chuva forte perdurou por aproximadamente 30 minutos e deixou o perímetro urbano sem energia elétrica. Deslizamentos de terra, vias danificadas e alagamentos em casas e lojas causaram prejuízos a comerciantes e a população.
Entre os locais mais afetados estão os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Arizona, Bela Vista e Santa Bárbara.
Na Praça Henrique Lage, carros ficaram submersos e o grande volume de água invadiu lojas e residências. A Rua Dr. Valdir Cotrin foi danificada e lojistas também tiveram prejuízos.
Na SC-390, próximo ao Anel Viário e um dos principais acessos da cidade, um deslizamento de terra deixou o trânsito em meia pista.
A Defesa Civil, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do Guatá, decidiram na noite de ontem interditar parcialmente o trânsito de veículos na SC-390, trecho entre Orleans e Lauro Müller. Em três locais, a pista corre o risco de ceder em função da erosão provocada pelo grande volume de chuvas das últimas horas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil – Regional Criciúma, Rosinei da Silveira, o trânsito está em meia pista, mas a orientação é evitar trafegar pelo trecho.
Os pontos com erosão estão localizados, próximo a comunidade do Km 107, Arizona e Bela Vista.
Mais de 4 mil unidades consumidoras ficaram sem energia na cidade, após a queda de um raio romper um cabo de alta tensão da rede de abastecimento. Segundo o gerente regional da Celesc, Enaldo dos Santos, duas equipes da empresa trabalharam para restabelecer a energia que faltou por volta das 17h e só voltou próximo da 1h da madrugada.
A prefeitura municipal iniciou ontem mesmo uma mobilização para a recuperação das partes danificadas. A equipe de secretários e o prefeito Valdir Fontanella se reuniram com o coordenador regional da Defesa Civil Rosinei da Silveira. Eles visitaram os locais mais atingidos na cidade e realizaram o levantamento preliminar dos estragos ocasionados pelo temporal.
Segundo Silveira pelo menos 23 famílias foram desalojadas. Todas são moradoras dos bairros Içarense, Bela Vista e Sumaré. Ele alerta a população para precauções em casos de temporais como o de ontem.
O prefeito, Valdir Fontanella decretou situação de emergência no município. A reportagem da Rádio Cruz de Malta ouviu o prefeito nesta manhã, sobre os estragos registrados na cidade.