A tão desejada obra de restauração da Ponte Hercilio Luz, em Florianópolis, está cada vez mais visível. Com a conclusão das principais etapas na estrutura submersa, agora avançam os trabalhos para a troca de peças na própria estrutura da ponte, cartão postal de Santa Catarina. Quem passa pela região já consegue ver as gruas que ajudarão a garantir que esse importante monumento histórico seja reaberto para o tráfego. E, assim, volte a fazer parte de forma ativa do dia a dia de catarinenses e turistas.
Com 90 anos completados no último mês de maio, a Ponte Hercílio Luz passa atualmente pelo último ciclo de obras do desafiador trabalho de restauração. O contrato com o Grupo Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é de 30 meses, o que permitirá a conclusão no segundo semestre de 2018.
Em março de 2016, foi concluída a construção da estrutura chamada ponte segura. Trata-se da implantação de um apoio temporário, com a finalidade de estabilizar a estrutura da obra original, garantindo a sua integridade a efetiva conclusão de sua recuperação. Foram instaladas cinco estruturas em formato de treliças entre as quatro torres erguidas abaixo da estrutura original. Como a base das torres é submersa, o trabalho realizado foi bastante complexo.
Neste mês de agosto, está sendo finalizada a montagem de quatro das seis gruas que vão operar durante todo o trabalho de restauração, transformando o atual cenário da obra. Enquanto as quatro primeiras gruas instaladas no vão central já operarem na troca de peças da ponte, serão montadas as outras duas gruas restantes, estas próximas às cabeceiras.
Até o final da obra, os trabalhos também envolverão reforço das fundações; instalação de 54 macacos hidráulicos para transferência de carga (suspensão do vão central); reforço da estrutura central da ponte; montagem das novas barras de olhal; transferência de carga definitiva (ponte volta a sustentar o próprio peso); montagem de novo pavimento (pavimento rodoviário e ciclovia) e desmontagem da estrutura provisória.
A partir deste mês de agosto, também será possível, por meio do site, agendar visitas guiadas à Ponte Hercílio Luz. A cada visita programada, serão disponibilizadas 25 vagas e as confirmações serão enviadas via e-mail. No caso de exceder o número de inscritos, a seleção dos participantes será por ordem de inscrição. Em caso de mau tempo, a organização poderá suspender ou transferir a visita para outra data. As visitas não seguirão uma periodicidade fixa, com o calendário dependendo dos diferentes estágios da obra. O tempo estimado para cada passeio é de 40 minutos.
Um monumento histórico
A Ponte Hercílio Luz é reconhecidamente um monumento histórico. Em 4 de agosto de 1992, foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis. Em 13 de maio de 1997, o Governo do Estado homologou o tombamento como propriedade do Estado de Santa Catarina. E no dia 15 de maio do mesmo ano, foi assinado declaração de utilidade pública para fins de aquisição por doação ou desapropriação, amigável ou judicial, os imóveis compreendidos na área de entorno da ponte. Também em 15 de maio de 1997, o Ministério da Cultura reconheceu a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil.
Fonte Diário Catarinense