Realizados pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, os Jogos Olímpicos 2016 terão a participação de 15 atletas de Santa Catarina de oito diferentes modalidades. Um deles é José Alessandro Bagio, nascido em Orleans e que hoje vive em Timbó.
O atletismo é a modalidade que conta com mais catarinenses: quatro homens e uma mulher. O rugby vem em seguida, com três competidores. Dois jogadores barrigas-verdes competem no hóquei sobre grama. Fecham a lista o ciclismo, o handebol, o remo, o tiro e a ginástica rítmica, com um atleta cada um.
Entre os municípios, 11 estarão representados: Blumenau, Florianópolis, São José, Joinville, Concórdia, Orleans, Brusque, Timbó, Lages, Ponte Serrada e Saudade.
Muitos desses competidores participaram de edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina – Jasc, promovidas pela Fesporte com apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, como Murilo Fisher, na categoria ciclismo estrada, e Jéssica Maier, da ginástica rítmica.
O secretário Filipe Mello está otimista com a participação do Estado nos jogos. “Nossos atletas têm chances de colaborar na conquista de medalhas para o Brasil e, assim, inspirar futuras gerações de atletas.”
O Estado ainda recebeu competidores de várias delegações, que passaram por Santa Catarina para aclimatação, antes de embarcar para o Rio de Janeiro. Nadadores da Alemanha passaram pela piscina olímpica da Unisul Pedra Branca, em Palhoça. Boxeadores do Uzbequistão, país da Ásia central, estiveram treinando na Federação Catarinense de Boxe. A pista do Centro de Desportos da UFSC recebeu atletas da Estônia e da Dinamarca. Já o complexo esportivo do Sesi recebeu duas ginastas da Armênia e a delegação de atletismo do Equador e de Botsuana, na África.
Com informações do Jornal Diário do Sul
Portal Sul in Foco