A comunidade de Rio Morosini, em Treviso, está engajada na tentativa de evitar a instalação de uma mina no local. Os esforços do grupo estão voltados para a preocupação com o abastecimento de água no local, já que, conforme eles, o histórico do ramo na região aponta que o resultado representaria a total falta de segurança sobre o futuro da água na localidade.
De acordo com o vice-presidente da Associação de Desenvolvimento da Microbacia (ADM), Mário Anelli, um novo Estudo de Impacto Ambiental foi entregue pela Carbonífera Belluno, empresa responsável pelo projeto, porém, ainda assim, foram encontradas irregularidades.
Conforme o vice-presidente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da comunidade foi projetada para abastecer as famílias ainda pelos próximos 20 anos, o que estaria em cheque, se a mina for aberta.
Está marcada para o dia 4 de agosto uma audiência pública na comunidade para discutir o assunto. Na oportunidade, o grupo apresentará os argumentos contrários encontrados na tentativa de inviabilizar o projeto, já que entende que nenhuma medida será suficiente para garantir que não haja prejuízo ambiental.
Mário Anelli participou do Chamada Geral desta manhã e falou sobre a preocupação dos moradores de Rio Morosini.
Confira a entrevista: