Começaram a atuar nesta segunda-feira (15), os novos bombeiros comunitários que irão atuar nas cidades de Orleans, Lauro Muller, Urussanga e Cocal do Sul. A formatura dos 24 novos integrantes do 4º Batalhão de Bombeiros Militares aconteceu na ultima sexta-feira (11), na sede do Corpo de Bombeiros de Urussanga.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, os novos integrantes realizaram, durante seis meses, o Curso Avançado de Atendimento a Emergências “ Soldado BM Guilherme Luiz Vieira”, homenageado pelo batalhão.
No ato de promoção e formatura esteve presente, o comandante interino da 1ª região, Tenente Coronel Cézar de Assunpção Nunes, o comandante do 4º Batalhão, Tenente Coronel James Marcelo Ventura, os prefeitos de Cocal do Sul e Urussanga, Ademir Magagnin e Jhonny Filipe, respectivamente, além das demais autoridades e comunidade em geral.
A solenidade também contou com a promoção de nove Bombeiros Comunitários em reconhecimento aos serviços prestados. Os formandos ainda prestaram o compromisso de honra e receberam os merecidos certificados das mãos de seus padrinhos e madrinhas.
O paraninfo da turma, senhor Delton Baggio, o comandante do 2º Pelotão, Sargento BM Arnoldo Batista de Souza, e os instrutores do curso avançado, também foram homenageados pelo apoio e dedicação prestados a turma.
Após o encerramento, os formandos e promovidos receberam o tradicional banho de batismo, repleto de emoções aos que abrilhantaram o espetáculo com suas presenças.
1ª colocada
A primeira colocada do curso foi a urussanguense Tatiane Beatriz Talamini que atingiu média final 9.66, recebendo um presente do prefeito municipal de Urussanga e dos comandantes da 1ª região e 4º Batalhão.
Turma do Soldado BM Guilherme Luiz Vieira
O homenageado da turma, Soldado BM Guilherme Luiz Vieira, nasceu em 14 de abril de 1987, era natural de Florianópolis e dedicou sua vida ao salvamento. Iniciou sua trajetória no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina como guarda vidas civil e logo depois, no ano de 2013, ingressou no curso de formação de soldados.
No dia 21 de setembro de 2015, dia em que iniciava o Curso Avançado de Atendimento a Emergências – CAAE de Urussanga, o Soldado Guilherme, sofreu queimaduras de segundo grau em 80% do corpo durante atendimento de ocorrência na cidade de Catanduvas. O jovem soldado faleceu na manhã seguinte na UTI do Hospital Santa Terezinha em Joaçaba, oeste do Estado.
“O Curso Avançado de Atendimento a Emergências 2015 de Urussanga teve a honra de homenagear o Soldado BM Guilherme Luiz Vieira pela bravura, coragem em prol do Corpo de Bombeiros Militar e sua missão maior, a preservação de vidas”, relata o Soldado Henrique Duarte, do Corpo de Bombeiros de Urussanga.
SUL IN FOCO