Com o objetivo de trabalhar a memória da Biblioteca Universitária e em homenagem aos 20 anos do novo prédio, foi preparada na Unisul de Tubarão uma exposição intitulada ‘Memórias de uma Biblioteca’. O projeto teve envolvimento de alunos de História e Jornalismo e como responsável técnica Carine Estevam. A exposição estará aberta ao público durante o mês de setembro.
A biblioteca teve início com uma pequena sala que continha apenas livros didáticos no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Mais tarde foi implantada a biblioteca da FEESC que recebeu mais livros. Tanto estudantes do ensino fundamental quanto alunos de cursos de graduação passaram a utilizar os livros. A comunidade também podia usar o espaço para fazer pesquisas. Com isso a biblioteca começa a ter cunho comunitário.
Com o surgimento da Unisul a biblioteca passou a servir também ao Colégio Dehon, aos cursos de graduação e pós-graduação e também a comunidade. Hoje a Biblioteca conta com aproximadamente 370 mil títulos.
A exposição ‘Memórias de uma Biblioteca’ apresenta fotos desde o Colégio Sagrado Coração de Jesus até a construção do novo prédio que abriga hoje a Biblioteca. O visitante também encontrará um acervo histórico geral, equipamentos usados para registrar os livros, retroprojetor de slides com negativos de fotos e materiais usados para a restauração de livros.
O seminário ‘Memórias’, onde alunos de História e Jornalismo junto com os convidados especiais doutor Arary Bitercourt, Silvana Silva de Souza e Idemar Guizzo, aconteceu nesta quinta-feira, 17, na Unisul, em Tubarão. Os convidados abordaram a importância de se preservar a memória da Biblioteca.
Colaboração Cilene Macedo – Gestão de Comunicação/Unisul