O Hemosc de Criciúma realiza até o fim deste mês quatro coletas externas em quatro municípios diferentes. As doações realizadas nestas coletas contribuem para o equilíbrio do estoque de sangue do hemocentro. As coletas ocorrerão nos dias 12, 19, 24, e 30 nas cidades de Meleiro, Balneário Arroio do Silva, Orleans e Pescaria Brava, respectivamente.
Conforme a responsável pelo setor de captação do Hemosc de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, essas coletas geram mais segurança e qualidade no atendimento aos pacientes internados. Ao todo, o Hemosc de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região.
Doar sangue é simples, seguro e não expõe o doador a qualquer risco de contaminação. Todo material utilizado é descartável e o volume de sangue coletado é reposto rapidamente pelo organismo do voluntário. De acordo com Maria, homens podem doar em um intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. “Já as mulheres podem doar em um intervalo mínimo de três meses, não ultrapassando três doações por ano” explica.
Postos de coleta:
12/03 – Meleiro – Atendimento no Posto de Saúde Ângelo Simone (das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas)
19/03 – Balneário Arroio do Silva – Atendimento na Unidade de Saúde Paulo Lupinn (das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas)
24/03 – Orleans – Atendimento na Secretaria de Saúde (das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas)
30/03 – Pescaria Brava – Atendimento no Posto de Saúde Barreiros (das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas)
Horário de funcionamento Hemosc Criciúma – O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc fica localizado na Avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. O telefone de contato do Hemosc mudou no fim do ano passado. O novo contato é: 3444-7400.