As construtoras da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, Camargo Corrêa, Aterpa e Construbase devem parar os trabalhos. Os gestores da obra já falam para fornecedores da região que têm os seus contratos rescindidos que a obra tende a parar.
O motivo é a falta de pagamento por parte do governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O consórcio tem quase R$ 100 milhões a receber. Os fornecedores revelam que o trabalho está a “passos de tartaruga” e que a ordem de parar a obra vem de dirigentes das empresas do consórcio em nível nacional.
Conforme os representantes do Dnit, nesta etapa final da obra o consórcio fez uma adequação da quantidade de trabalhadores para a concretagem, colocação de camada asfáltica e sinalização. Eles afirmam que as obras da Ponte Anita Garibaldi prosseguem dentro do cronograma e com previsão de término em maio deste ano. Quanto aos pagamentos, os mesmos são efetuados conforme cronograma do Tesouro Nacional.
No próximo dia 15 ocorreria o leilão público para a venda de móveis, equipamentos e eletroeletrônicos que fazem parte dos escritórios, alojamentos, refeitório e outras benfeitorias do canteiro de obras. Porém o mesmo foi suspenso parcialmente. O leilão parcial significa que as construtoras sabem que precisarão usar equipamentos no futuro e já há o temor de a obra não estar pronta nem até a próxima temporada. Os gestores do Dnit não quiseram se manifestar quanto a esse assunto.
Iluminação
A iluminação da ponte está a cargo do consórcio Sadenco/Quantun que realizou testes na última semana. O trabalho foi acompanhado pelo engenheiro eletricista do Dnit, Tomaz Nelson Brito Beck, que considerou os testes satisfatórios e aceitos pelo órgão. Com isto, o consórcio aguarda a chegada de material para dar início às instalações.
A iluminação será feita com luminárias de tecnologia LED de alto rendimento e consumo reduzido, em postes de fibra de vidro. O sistema a ser adotado permitirá maior eficiência energética e economia. A previsão do consórcio é de que a iluminação da ponte seja concluída antes do prazo contratual que é de 180 dias, e esteja em funcionamento em maio.
Investimento
Com a duplicação da BR-101, a expectativa é zerar as filas na região. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012 com um orçamento de R$ 597 milhões. Hoje se estima um investimento total em torno de R$ 650 milhões na construção.
Com informações do jornal Notisul