Um dia de festa e de alegria para o povo de Deus das dioceses de Criciúma e de Rio do Sul. Cerca de cinco mil fiéis compareceram, na tarde deste domingo, 22, à Celebração Eucarística com rito de Ordenação Episcopal do agora “Dom Onécimo Alberton”. A santa missa, realizada no Sisos Hall, foi presidida pelo bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco Salm, bispo ordenante, e concelebrada pelos bispos co-ordenantes, Dom Jacinto Inacio Flach, de Criciúma, e Dom Paulo Antonio De Conto, de Montenegro (RS), junto a outros dez bispos e mais de 150 padres e diáconos de Santa Catarina e de outros estados.
No início da missa, Dom Jacinto Flach acolheu a todos que vieram participar deste momento que segundo ele, é de um verdadeiro “kairós”, de graça para a Igreja, e saudou os que vieram de perto e de longe. Dom João Salm também fez sua saudação, agradecendo a Deus pelo dom da missão do novo bispo e pediu a bênção do Senhor sobre a Diocese de Criciúma, através de muitas e santas vocações.
Obedecendo ao rito, Dom Onécimo foi apresentado pelos padres Wilson Buss e Ângelo Galato. A bula papal, assinada pelo Papa Francisco, foi lida por padre Egídio Schmoeller e dizia, em um de seus parágrafos: “Dileto filho, pedimos a ti, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, os dons do Espírito Santo Paráclito, com cuja ajuda apascentes os fiéis a ti confiados, exercendo especialmente a caridade, lembrando as palavras de Santo Agostinho: ‘Tem a caridade, e terás todas as coisas: sem ela, nada do que possas ter te adiantará’”.
Um momento de profundo silêncio tomou conta de toda a assembleia durante a imposição das mãos dos bispos, antecedida pela prostração e a Ladainha de Todos os Santos. Logo após, o eleito teve a cabeça ungida com o óleo santo e recebeu as insígnias: o livro dos Evangelhos, antes depositado em sua cabeça, o anel, a mitra e o báculo.
Assim ordenado, a canção que ecoou pelo enorme salão foi o hino contendo o lema de ordenação: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27c), composto pelo padre Ney Brasil, da Arquidiocese de Florianópolis, em homenagem a Dom Onécimo.
Missas que serão presididas por Dom Onécimo após a ordenação:
26/02 – 19h: Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Caravaggio, Nova Veneza
28/02 – 19h: Igreja Santa Otília – Centro, Orleans
01/03 – 10h: Igreja Nossa Senhora das Dores – Brusque do Sul, Orleans (comunidade de origem)
01/03 – 19h: Igreja São Paulo Apóstolo – Michel, Criciúma
07/03 – 19h: Igreja Nossa Senhora da Natividade – Centro, Cocal do Sul
08/03 – 10h: Catedral São José – Centro, Criciúma
08/03 – 19h: Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens – Centro, Araranguá
15/03 – 15h: Catedral São João Batista – Centro, Rio do Sul
Textos e fotos: Diocese de Criciúma