O governador Raimundo Colombo recebeu na manhã dessa quarta-feira (4), no Centro Administrativo, em Florianópolis, o diretor de Assuntos Regulatórios da TAM Linhas Aéreas, Basilio Dias. O diretor confirmou o início das atividades da companhia no aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, para o dia 30 de março. “É um grande momento para o Sul do Estado. É um importante vetor de desenvolvimento, pois o aeroporto vai beneficiar toda uma região que hoje carece deste tipo de serviço”, disse Colombo.
Conforme o secretário da Infraestrutura, João Carlos Ecker, a data já havia sido definida em dezembro do último ano para o domingo, dia 29 de março. Mas, como a empresa vai operar de segunda a sexta-feira, a data foi alterada para a segunda, dia 30 de março.
A TAM será a primeira companhia aérea a operar voos diários em Jaguaruna e, para tanto, utilizará o modelo de aeronave Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros. O primeiro voo comercial do terminal aeroportuário de Jaguaruna fará a rota Jaguaruna/Congonhas, na cidade de São Paulo, mas não tem horário definido.
O Aeroporto de Jaguaruna foi homologado para operação visual diurna e noturna. Com a autorização emitida pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), o local está autorizado para pouso e decolagem de aeronaves com capacidade de até 190 passageiros, podendo ter voos comerciais regulares.
A estrutura possui pista com 2,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura. Conta ainda com balizamento noturno, farol de aeródromo, biruta iluminada, estação de rádio e sistema de placas de sinalização vertical luminosa, que servem para auxiliar a navegação aérea e a aproximação.
Para os usuários, foi destinada uma área de 1,9 mil metros quadrados no terminal de passageiros e mais 220 metros quadrados para estacionamento de veículos. A área total do local é de 311 hectares, o que equivale a 377 campos de futebol. O acesso ao aeroporto tem extensão de 4,83 quilômetros asfaltados, ligado à BR-101, passando por um viaduto de nível sobre a ferrovia.
Colaboração: Elisabety Borghelotti/Secretaria de Estado de Comunicação