A presença de um ciclone extratropical em alto mar, na costa de São Paulo, pode atingir Santa Catarina e o Rio Grande do Sul até este domingo, dia 8.
Com a temperatura da água do mar elevada, muitos boatos de um possível furacão surgiram na internet. De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, a formação foi detectada na última segunda-feira e o órgão monitora a previsão. “Com dois dias de antecedência não podemos confirmar. É 50% de erro, mas estamos monitorando e qualquer mudança vamos informar a população”, explica.
Daqui a seis semanas o furação Catarina completa 11 anos. Considerado por muitos um ciclone extratropical, o Catarina atingiu a região entre o litoral de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul na noite entre 27 e 28 de março de 2004 com ventos de mais de 150 quilômetros por hora. Até hoje foi o único furacão a se formar em águas do oceano Atlântico Sul, que em 2004 estava com temperatura acima do normal. Casas foram ao chão, quatro pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas.
Quarta-feira será de tempo instável
No Litoral e Vale do Itajaí tempo instável nesta quarta-feira (4), com predomínio de nuvens que alternam aberturas de sol e chuva a qualquer hora, devido à umidade que chega do mar, associada a um sistema de baixa pressão no oceano na altura do Paraná. No restante do Estado, sol entre nuvens com previsão de chuva especialmente para a tarde e noite.
Risco de temporais
A Epagri/Ciram alerta para o risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo isolado. A temperatura não sobe muito por causa da nebulosidade e do vento de leste/sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Noti Sul