Hoje no programa Chamada Geral tivemos entrevista com o diretor geral da auto escola CFC Minas, Jorge Carniato. Nesta entrevista Jorge esclarece inúmeras dúvidas em relação a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Em relação as mudanças que ocorreram na legislação para o ano de 2015 Jorge diz ” A partir do dia 1º de dezembro de 2014, ou seja no final do ano que passou entrou em vigor a lei que altera a carga horária de aulas práticas, que ao invés de 20 horas passou para 25 horas essa para categoria A, para as demais categorias também houve a alteração, sendo assim agora não é obrigatório o uso de simulador aqui em nossa cidade”.
Nesta entrevista ouvintes ligaram e participaram, onde foram feitos os seguintes questionamentos:
Nos dias de hoje quanto tempo se leva para tirar a habilitação? ” Leva em torno de 5 meses pois passa por vários processos, primeiramente é feito o teste psicológico depois passa pelo exame médico dando a sequencia de 45 horas de aulas teóricas, depois que é recebido o certificado dessas 45 horas é feito então a prova no Detran onde essa prova tem 40 perguntas, tirando média 7 nesta prova o aluno fará as aulas práticas”, diz Jorge.
Caso esteja com a carteira vencida desde o ano de 2011, ainda tem como revalidar? ” Isso está circulando muito na internet, mas com informações incorretas. Para revalidar a carteira com até 5 anos de vencimento, você fará somente o exame médico, não perderá sua carteira”, diz Carniato.
Por quem que é feito o teste final de volante pra ver se o aluno está apto ou não?Quem faz a avaliação e aprova ou não o aluno? ” A legislação do estado de Santa Catarina determina que é o policia civil, eles são examinadores de transito em todo o Estado de Santa Catarina, sendo assim o exame final é feito somente por eles”, diz Jorge.
Caso rode do primeiro teste, como deve-se proceder? ” A legislação obriga que o aluno deverá esperar 15 dias para que seja feito o novo teste de volante. Nesses 15 dias o aluno vai até a auto escola e faz umas aulinhas novamente sem custo nenhum para depois ser feito o teste prático, é cobrado a taxa de R$ 50,00″, diz Carniato.
Luiza Leandro da Silva
Confira o áudio da entrevista completa: