A operação tapa-buraco da rodovia SC-390, no trecho que liga Orleans a Lauro Müller, iniciará na próxima semana, a partir do dia 2 de fevereiro. Entretanto, a revitalização, que resolverá o problema que se estende por anos, não tem previsão para ser executada.
De acordo com o superintendente regional do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, Lourival Pizzolo, o projeto de recuperação do trecho está em quinto lugar entre as prioridades das obras de infraestrutura elencadas para o Sul catarinense.
“Essa obra de revitalização iniciará assim que as outras quatro que estão na frente forem concluídas. Por isso, não é possível prever uma data com exatidão”, explicou o superintendente.
Conforme matéria do portal Sul in Foco, os trabalhos estão divididos em dois trechos: 13 km entre Orleans e Lauro Müller e 15 km entre Lauro Müller à Serra. O recurso utilizado para revitalização dos dois trechos será de R$ 11 milhões.
Segundo o secretário de desenvolvimento regional, João Fabris, a operação tapa-buracos, medida provisória, custará R$ 24 mil. “A operação passará entre Orleans e Lauro Müller, corrigindo as más condições da rodovia. Nós sabemos da necessidade de revitalização, estamos pedindo agilidade junto ao vice-governador Eduardo Moreira”, disse.
Enquanto a revitalização não acontece e os buracos continuam surgindo, principalmente em dias chuvosos, moradores arrumam formas de protestar contra o descaso das autoridades. O caso mais recente de protesto foi de um morador, que reside às margens da SC-390. Ele gravou um vídeo simulando uma pescaria em um buraco que se formou em frente de sua casa.