A Prefeitura de Orleans anunciou nesta semana, que este ano não haverá carnaval de rua na cidade. A decisão foi tomada durante uma reunião, na última quarta-feira, dia 27, entre o prefeito, Marco Antônio Bertoncini Cascaes, secretário municipal de administração, Eduardo Bertoncini, o diretor municipal de cultura e turismo, Leomar Brugnara e demais responsáveis pela festividade.
Segundo Leomar, o cancelamento do carnaval é decorrente dos gastos, imprevistos, com as fortes chuvas ocorridas no município nos últimos dias. O prejuízo, calculado em aproximadamente R$ 880 mil para a administração municipal, contribuiu para a decisão. “Não é momento para investimentos em carnaval, sabendo dos inúmeros trabalhos na área de infraestrutura que a prefeitura terá pela frente. Além disso, percebemos um baixo fluxo de orleanenses durante as três noites de festas. Tivemos um alto custo de despesas com bandas carnavalescas, estrutura para os shows e serviços de segurança, e poucas pessoas aproveitaram”, declarou o diretor.
Ainda de acordo com Brugnara, o departamento de turismo e cultura, juntamente com a secretaria municipal de educação, planeja a realização de brincadeiras de carnaval com alunos das escolas da rede municipal. “Estamos estudando a possibilidade de enfeitar as escolas, e, de forma alternada, realizar um dia de danças e músicas de carnaval, mostrando de uma forma simbólica o significado do carnaval para nós brasileiros”, pontua.