No fim do dia o céu escurece rápido, o vento forte começa e o temporal desaba. Com termômetros na casa dos 40 °C, as tempestades de verão têm causado receio neste início de ano. Tanto pela água acumulada quanto pelo barulho dos trovões.
Quinta-feira passada choveu em duas horas o previsto para quase todo o mês. A consequência foi o registro de 66 ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra, incluindo o desabamento de uma casa. Na tempestade do dia anterior foram registrados 1,2 mil raios em 24 horas e ruas alagadas.
A previsão é de que até o fim do mês Blumenau tenha novos temporais. Para tirar dúvidas e esclarecer mitos o Santa consultou especialistas. Confira:
Se o temporal é imprevisível, tente ao menos evitar os problemas causados por ele. Para minimizar alagamentos e o risco de desmoronamentos, o diretor da Defesa Civil de Blumenau, Adriano da Cunha, recomenda algumas ações:
Limpe calhas, desentupa bueiros, pode galhos de árvore e dê uma geral no telhado.
Para se prevenir de deslizamentos de terra, observe seu terreno e as casas vizinhas. Durante a chuva, se a água que escorre pelo terreno tiver cor barrenta fique atento. Se a água estiver cavando o chão ou inundando o terreno há risco de deslizamento.
Se o terreno começar a se movimentar ou a água da chuva começar a inundar a casa, abandone o local imediatamente. Acione a Defesa Civil no telefone 199.
Fonte: Diário Catarinense