A partir desta quinta-feira, as tarifas da Celesc Distribuição S.A serão reajustadas para 2,6 milhões de unidades consumidoras em Santa Catarina. O reajuste tarifário foi aprovado na manhã de hoje pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), durante reunião pública. Para os consumidores residenciais (Classe B1), o reajuste será de 22,47%.
O percentual aprovado pela Celesc ficou acima do pleito solicitado pela Celesc de 20,49%. A média de aumento ficará em 22,62%. Em reportagem veiculada na semana passada pelo Jornal A Tribuna, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) já havia alertado sobre o impacto do reajuste na produção e no crescimento industrial. Uma reunião técnica entre a Celesc e a Fiesc está agendada para esta sexta-feira, às 14h, na sede da entidade, em Florianópolis. A entidade quer debater tecnicamente a composição das tarifas de energia elétrica para a indústria.
Ao calcular o reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Percentuais de reajuste por classe de tensão
Efeito médio por classes de tensão Variação (%)
Alta Tensão (> 2,3 kV) 22,42%
Baixa Tensão (< 2,3 kV) 22,76%
Média (Baixa Tensão e Alta Tensão) 22,62%
Clica Tribuna