Hoje pela manhã entrevistamos Andiara Pickler Cunha que é coordenadora da casa da cidadania de Orleans.
A casa da cidadania que foi inaugurada em junho de 2008 tem como objetivo geral é humanizar a justiça, implementando ações que visem o pleno exercício da Cidadania, gerando uma cultura de democracia participativa, como corolário de uma prática integrada com a comunidade.
O atendimento se da a todos os cidadãos que necessitam dos serviços prestados pela Casa da Cidadania e que não tenham condições financeiras para contratar advogado, psicólogo ou assistente social.
Um dos projetos desenvolvidos na casa da cidadania se chama “Quem é meu pai?” A casa da cidadania em parceria com o Fórum de Justiça de Orleans promoveu esta ação.
O objetivo geral da ação foi de atender ao maior número possível de crianças e adolescentes da Comarca de Orleans que, por inúmeros motivos, não possuíam o nome do pai no registro de nascimento.
Indiara fala da importância do projeto para a cidade.
“Quando esse projeto foi feito uma campanha e chamados os pretensos pais, e num primeiro momento já cinco crianças saíram com a paternidade reconhecida. É um projeto belíssimo, e que deu certo, uma iniciativa de um juiz que já não esta em Orleans. Nos também temos outros projetos como palestras nas escolas, onde trabalhão direito a psicologia, onde falamos sobre um tema que a escola sinta necessidade naquele momento”, fala Andiara.
Na entrevista outros temas são abordados, confira o áudio completo:
[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ANDIARA-2407.mp3]
Aline Benedet – Jornalismo Cruz de Malta