Uma barragem particular em Ponte Serrada estourou em razão do excesso de chuva no Oeste de Santa Catarina e ameaça inundar a cidade de Arvoredo. Cerca de 25 Bombeiros de Chapecó e Concórdia estão se deslocando para Arvoredo com o objetivo de evacuar a cidade e avisar a população ribeirinha. Também foi solicitado reforço de bombeiros de Lages.
De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros de Chapecó, Nelci Dallagnol, a Barragem do Vacari estourou por volta das 14h30, interrompendo o trânsito na BR 282. O volume de água vai desembocar no Rio Irani e deve atingir a cidade de Arvoredo em duas horas. As autoridades do município foram avisadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros a barragem é de pequeno porte, mas devido a nível alto do rio, a evacuação será feita de forma preventiva.
Rompimento compromete abastecimento de água em Criciúma e Içara
O conserto de uma adutora de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que rompeu no início desta manhã em Criciúma, deve ficar pronto por volta das 16h.
O rompimento foi na avenida Centenária, esquina com a rua Henrique Lages. A adutora abastece toda a área central de Criciúma e a região de Içara, no Sul do Estado. Cerca de 70 mil pessoas estão sem a água da rede, mantendo-se apenas com a água dos reservatórios particulares. Três equipes da Casan trabalham no local desde parte da manhã.
— As pessoas que têm reservatório para um dia, como é o recomendado, não devem sentir a falta de água. O trabalho é demorado por conta da forte pressão temos que primeiro fechar o registro, esperar esvaziar a adutora para depois poder começar o conserto. O retorno da água também tem que ser lento — explica o superintendente da Casan, em Criciúma, Vilmar Boneti.
Na avaliação do superintendente, o excesso de chuva na região contribuiu para o deslocamento da tubulação em um solo encharcado. Cerca de 22 bairros foram prejudicados com o rompimento, entre eles o Centro, Grande Próspera, São Cristóvão, Pinheirinho, Operária, além da população de Içara. A Casan lembra que após os reparos o abastecimento de água será feito gradativamente.
DC