Após 64 anos, o Brasil volta a disputar uma Copa como anfitrião. Único país presente em todos os mundiais, a Seleção Brasileira inicia nesta quinta-feira, diante da Croácia, a sua caminhada rumo ao hexacampeonato. A partida terá início às 17 horas, logo após a cerimônia de abertura da Copa do Mundo Fifa 2014, no estádio do Itaquerão, em São Paulo.
Além da tensão e ansiedade, na partida desta tarde o Brasil terá pela frente um adversário difícil de bater. No histórico de confrontos com a Croácia, a Seleção Brasileira tem dois empates, em amistosos, e apenas uma vitória, por 1 a 0, na partida de abertura da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
“A Croácia tem um bom time, com jogadores criativos no meio-campo como o Rakitic e o Modric. São jogadores que erram poucos passes. Vamos fazer uma marcação na saída desses dois jogadores principalmente. O mais importante de vencer o primeiro jogo é ter a possibilidade de jogar mal e tropeçar nos seguintes e ainda assim classificarmos”, observa o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari.
Responsável por conduzir o Brasil ao pentacampeonato, Felipão traça um paralelo entre o atual grupo e a família Scolari, vitoriosa em 2002. “São seleções coletivamente parecidas. Existiu muita dedicação de atletas com personalidade para modificarem situações táticas e ajudarem a nossa seleção. Em alguns momentos, jogadores fazem coisas diferentes do que estão acostumados em prol da equipe. Um deles é o Neymar, que não é de marcação, mas aplica-se, tenta fazer, motiva-se para isso”, avalia o técnico.
Ocupando a 18ª posição no ranking da Fifa, a Croácia encara a sua quarta Copa do mundo. Depois de ter ficado fora do último Mundial, os croatas garantiram a sua vaga na Copa do Mundo de 2014 somente na repescagem, vencendo a Islândia. No confronto, Mario Mandzukic, principal jogador da Croácia, foi expulso e desfalca o time na partida diante do Brasil.
Como curiosidade, a Seleção da Croácia conta com dois brasileiros naturalizados em seu elenco: Eduardo da Silva, do Shakhtar Donetsk, e Sammir, do Getafe.
Point da torcida verde e amarelo
Nos dias de jogos do Brasil, o BBBowling, anexo ao Criciúma Shopping, será o point da torcida verde e amarelo. No local, totalmente decorado no clima de Copa do Mundo e com música ambiente, o torcedor poderá acompanhar as partidas da Seleção Brasileira em dois telões de alta definição, além de participar de sorteios de brindes.
O ingresso por partida custa R$ 10. Outra opção é adquirir um combo por R$ 15, com direito a dois chopps. O espaço será limitado a 400 torcedores, os ingressos antecipados podem ser adquiridos na loja LJ Informática (antiga Download), localizada na rua Marechal Deodoro, esquina com a Rui Barbosa, na região central de Criciúma.
O evento é uma parceria entre o BBBowling, Portal Engeplus, Rádio Eldorado, TV Litoral Sul, Jornal da Manhã e LJ Informática.
Ficha técnica: Brasil x Croácia
Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP)
Data: Nesta quinta-feira
Horário: 17 horas
Arbitragem: Yuichi Nishimura (Japão), auxiliado por Toru Sagara (Japão) e Toshiyuki Nagi (Japão)
Brasil
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Neymar, Fred e Hulk
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Croácia
Pletikosa; Vida, Schildenfeld, Ćorluka e Srna; Vukojević, Rakitić, Modrić e Perišić; Olić e Jelavić
Técnico: Niko Kovac
Engeplus