Alertar e prevenir áreas de risco em relação a inundações e outros desastres naturais próximos ao rio Criciúma é a principal função da estação hidrológica automática completa que será inaugurada nesta sexta-feira. O ato solene de inauguração ocorrerá às 16h, em uma ponte sobre o rio, próxima ao Hospital Santa Catarina e a Rua Henrique Lage.
O projeto é uma parceria entre o Governo Municipal, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Política de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento. De acordo com coordenadora da Defesa Civil, Ângela Mello, a estação fará o monitoramento de dados hidrológicos e do volume de chuva em tempo real. “Por ser uma estação hidrológica automática, os dados logo são transmitidos para o Cemaden que em caso de alerta acionará a Defesa Civil”, explica.
A estação irá contribuir para a diminuição do número de vítimas e de danos materiais, através da ação preventiva. Conforme dados da Defesa Civil, somente este ano a cidade registrou quatro enxurradas de grande proporção, quando o prefeito Márcio Búrigo decretou situação de emergência, em janeiro. Todas as intempéries de grande porte aconteceram durante o verão, afetando a cidade inteira, devido à ligação do Rio Criciúma com outros rios da região.
A prefeitura foi parceira do projeto, que foi custeado pelo governo federal recebendo o investimento de R$ 30 mil. Conforme Ângela, a instalação da estação foi um pedido do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Estão instalando no Brasil todo e Criciúma foi contemplada por estar dentro das regiões de risco e fazer parte da lista do governo federal que merece prioridade neste tipo de investimento”, ressalta a coordenadora.
A estação hidrológica foi instalada durante a semana passada e já se encontra em funcionamento.
Fonte: CAT