89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

TRE-SC debate sistema de segurança para as eleições de outubro em SC

treUma reunião organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) debateu o esquema de segurança durante as eleições de outubro no estado, nesta segunda-feira (26), em Florianópolis. Vários órgãos que atuam nesta área participaram do encontro que debateu os procedimentos necessários para a realização do pleito.

Segundo a assessoria de comunicação do TRE-SC, uma comissão de segurança será formada por representantes de todas as entidades presentes na reunião. Ela terá contato direto com o Tribunal durante o período que antecede as eleições e tem como meta elaborar um plano para garantir a segurança dos eleitores. A ideia é que a equipe comece a desempenhar trabalho na segunda quinzena do mês de julho.

Para o presidente em exercício do TRE-SC, desembargador Sérgio Baasch Luz, Santa Catarina é um estado que tem momentos eleitorais calmos. Ele acredita que mesmo com as possíveis manifestações dos eventos realizados no país, o efetivo da segurança planejado será suficiente.

Primeiros decisões
Durante a reunião foi solicitado que cada um dos 105 juízes eleitorais do estado tenha o acompanhamento pessoal de um oficial de segurança – durante as possíveis decisões tomadas no dia das eleições, para garantir a integridade das urnas. Policiais militares receberão do TRE, uma cartilha e um vídeo institucional para treinamento de situações inusitadas – que pode ocorrer nas eleições – como boca de urna, transporte ilegal, entre outros.  A data contará com efetivos das polícias Civil e Militar.

Participaram do encontro desta segunda, o presidente em exercício do TRE-SC, desembargador Sérgio Baasch Luz, o secretário de Segurança Pública do Estado, César Augusto Grubba e o corregedor regional eleitoral, desembargador Antônio Monteiro Rocha. Também estiveram presentes, o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Valdemir Cabral, superintendente da Polícia Federal, Clyton Eustáquio Xavier e assessores do TRE.

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.