89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Pescadores pedem liberação para captura de tainha com rede anilhada

tainhaSem liberação para pescar desde o dia 15 de maio, quando começou a temporada da tainha, os pescadores catarinenses que utilizam a rede de emalhe anilhada irão enviar um documento para o Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília. Eles pedem a reedição da portaria que proíbe a captura dos peixes com o equipamento, para que ele seja liberado.

Segundo o presidente da Federação dos Pescadores Artesanais de Santa Catarina, Ivo da Silva, a proibição do uso da rede anilhada é justificado porque o emalhe pescaria mais peixes que o necessário. A fiscalização começou a ser feita no ano passado.

Nesta segunda (19), em torno de 80 pescadores estiveram na superintendência do Ministério da Pesca em Santa Catarina para pedir a liberação do uso do equipamento. Conforme o presidente da entidade, a rede anilhada é a forma mais viável de capturar as tainhas.

G1 tentou contato com o superintendente do órgão em Santa Catarina, Horst Doering, mas ele estava em reunião e não poderia falar com a reportagem.

Temporada

O início da temporada da tainha começou com a captura de aproximadamente 3,4 mil peixes em quatro cidades catarinenses, segundo a Federação de Pescadores. Três delas ficam no Sul do estado, onde foi capturado na última quinta (15) a maior parte do pescado: 3,1 mil.

Para o presidente da Federação de Pesca, o dia quente e sem vento Sul não favoreceu a captura. Apesar disso, a expectativa é que ainda neste final de semana, as condições climáticas já comecem a favorecer a pesca.

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.