89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Pescadores aguardam ansiosos pela vinda da tainha ao litoral Sul

pescadores-aguardam-ansiosos-pela-vinda-da-tainha-ao-litoral-sul-1010139A partir desta quinta-feira estará liberada a pesca da tainha em todo o território brasileiro. No litoral Sul catarinense, onde é capturada a maior parte deste pescado – quando comparado com outras regiões costeiras -, a expectativa dos pescadores já é grande.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-24, do Balneário Arroio do Silva, Paulo de Souza, lembra que a melhor safra dos últimos anos foi em 2001; a do ano passado foi mais fraca, mas eles estão otimistas em 2014.

“Acredito que a cada ano aumenta a expectativa dos pescadores. Já tivemos anos de fartura na pesca. Hoje diminuiu porque são muitas proibições por parte dos órgãos reguladores e até pela diminuição dos peixes nos rios e mares, mas não desanimamos, não podemos desistir de uma atividade que foi passada de pai para filho, como aconteceu na minha família”, destaca.

O tempo frio favorece a vinda da tainha para a costa, o que costuma ocorrer do início de abril até o fim de junho. Neste período, o peixe deixa o alto mar, onde a água é mais gelada, em busca de temperaturas mais altas na água da costa, a fim de desovar.

Sobre a desova, inclusive, Souza explica que quase metade das tainhas ainda estão ovadas quando são capturadas, “o que mostra que há um erro de cálculo no período de captura permitido pelo Ministério da Pesca. Acredito que logo haverá uma nova determinação sobre quando iniciar e encerrar a pesca da tainha”.

Condições do tempo para a pesca – Além do frio, o vento Sul também traz as tainhas para a região costeira. O climatologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, afirma que, pelo menos até quarta-feira da próxima semana, não há previsão de vento Sul para o litoral da região.
No entanto, ele reforça que a água do mar deve permanecer mais fria nos próximos meses, o que também “chama” a tainha. “As condições do mar são boas para a entrada dos pescadores, mas talvez não tão boas para a aproximação do peixe neste primeiro momento”, completa Sônego.

Fonte: Engeplus

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.