O forte terremoto de magnitude 8,2 que sacudiu o norte do Chile na noite desta terça-feira (1°) matou ao menos cinco pessoas e deixou três feridos graves, informou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo. As vítimas fatais correspondem a quatro homens e uma mulher. As causas das mortes seriam ataques cardíacos e esmagamento.
Anteriormente, o governador de Iquique, Gonzalo Prieto, confirmou a uma rádio local as mortes de duas pessoas em seu território.
O número de vítimas, no entanto, ainda é incerto e pode aumentar. O prefeito de Alto Hospicio, Ramón Galleguillos, por exemplo, informou que outras duas pessoas morreram após o tremor, ambas de ataques cardíacos.
O governo do Chile informou ainda que, após o tremor, alerta de tsunami afetou toda a costa chilena – de 4 mil quilômetros de extensão. “Todos os comitês de emergência estiveram em operação, e a evacuação em toda a costa litorânea foi preventiva”, disse o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy.
O alerta de tsunami foi extendido por pelo menos 6 horas após o sismo e foi suspenso durante a madrugada desta quarta (2).
A Marinha do Chile afirmou que um tsunami atingiram áreas no norte do país. O Sistema Nacional de Alarme de Maremotos (SNAM) disse que a alteração gerada pelo tremor chegou à região de Pisagua, também no norte chileno, onde há ondas de 1,5 metro.
Confira a matéria completa no site: G1