O Prefeito da cidade Orleanense falou no programa Manha Tropical com Édio Antonio sobre infra estrutura, recursos e também fez esclarecimentos a população.
Segundo o ele, Orleans tem uma característica ímpar pois é o maior município da Amrec e maior da Amurel.
“Temos 1300 km de estradas vicinais, Com certeza nas encostas da serra essa enxurradas levam as pontes, levam o saibro que se coloca nas estradas , os 15 caminhões, 3 escavadeiras hidráulicas e 7 retroescavadeiras estão trabalhando diariamente para que possa atender esses sinistros do tempo.”
As chuvas que acometeram a região, segundo Marcos trouxeram prejuízos pois, pontes ficaram danificadas.
“Ontem estive na defesa civil em Florianópolis com Milton Hobus, mostrei as fotos das pontes e ele se comprometeu em substituir 2 pontes de concreto para orleans, vim satisfeito de Florianópolis,” disse ele.
Com relação ao FUNDAN diz que a burocracia está impedindo de trazer o dinheiro para os municípios.
“Atualmente veio uma descentralização e o município ficou com o ônus da saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, e a concentração dos recursos ficou em Brasília, só 12 % fica no município, em torno 18 % no estado e esse absurdo de 70% fica centralizado em Brasília, então é uma maneira de dar esse assistencialismo “burro”, que muitas vezes incentiva as pessoas a ficarem gozando dos direitos que às vezes não são devidos, isso é um problema de todos os prefeitos”, diz ele.
Ainda segundo o prefeito, existe inclusive um movimento nacional para que haja um novo pacto federativo para se reverta um pouco essa situação intolerável com relação à administração pública.
O prefeito desabafa, e ressalta que o possível esta sendo feito para que a cidade de Orleans não somente cresça, mas que se desenvolva.
“Nosso intuito, nosso objetivo, não é que Orleans cresça, mas que se desenvolva, desenvolva em termos de qualidade de vida, humanização da sociedade, em termos de maior conforto da sociedade”, afirma.
Confira a entrevista completa:
[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2014/03/marco.mp3]