Iniciou, nesta semana, a revitalização do Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, com investimento de R$ 220 mil do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Para garantir a segurança no local, será construída nova estrutura de guarda-corpo e instalada cerca em tela soldada. A obra inclui ainda reforma nos sanitários, calçadas, novo sistema de iluminação, lixeiras especiais e construção de heliponto. A empresa Serra Sul, contratada através de licitação pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, tem prazo de 120 dias para executar os serviços.
Na área central do mirante, onde a concentração de visitantes é maior, as novas muretas de proteção terão base em concreto e grade metálica inclinada, com altura total de 1,2 metros, em uma extensão de 35 metros, substituindo as atuais. O gerente de infraestrutura da SDR e engenheiro civil, Wilson da Rosa Cruz, informou que na continuidade da mureta, no lado direito do mirante, será instalada cerca em tela soldada, com uma altura de 1,5 metros, para evitar risco de quedas. “O esgoto pluvial existente na parte do estacionamento também será revisado, os sanitários reformados, alguns pontos receberão novas calçadas em paver e a iluminação contará com refletores em led”, acrescentou Wilson.
Entre as inovações está a instalação de sete lixeiras especiais, em ferro, com sistema anti-animais, para evitar o acesso de cães e dos famosos quatis, assim como de outros animais silvestres. A obra prevê ainda a construção de um heliponto, com dimensão de 25 metros quadrados, no lado direito, com talude de grama.
A secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani, destacou a importância da revitalização. “A Serra do Rio do Ratro é um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina e o Mirante recebe milhares de visitantes todos os dias. São obras que irão garantir a segurança das pessoas, embelezar e melhorar a infraestrutura do local”, mirante da serra (2)afirmou. A secretaria destacou ainda o providencial apoio do presidente do Conselho de Turismo de Santa Catarina, Ivan Cascaes, na concretização do projeto. “Ivan foi um defensor deste projeto no Conselho, demonstrando para os demais conselheiros e para o então Secretário de Turismo, Beto Martins, a importância desta obra”.
Além da revitalização do Mirante, a SDR São Joaquim iniciará nos próximos dias, mais duas obras na Serra do Rio Rastro, com investimento de R$ 190 mil do Governo do Estado. Um mastro de 30 metros de altura, para a bandeira do Brasil, será colocado no Mirante e um miradouro, com estrutura metálica será instalado na curva 55 da Serra.