No mês em que se comemora o dia da mulher, Édio Antônio conversou com o delegado regional Jorge Koch no programa Manhã Tropical desta terça-feira(11) sobre a violência contra a mulher e ainda sobre as medidas que devem ser tomadas caso haja a existência de qualquer tipo de opressão contra a mesma.
A violência contra a mulheres se dá muitas vezes quando, parceiro ou ex parceiro não aceita o rompimento do relacionamento, quando a cultura do machismo trata a mulher como propriedade podendo assumir várias formas: física, sexual, psicológica e econômica.
O Delegado regional Jorge Koch explica a importância de se fazer um boletim de ocorrência, que pode ser feito e arquivado caso a vítima não deseje representar naquele momento. Assim servirá como medida preventiva, caso novamente haja algum tipo de violência, o indivíduo já terá registrado o boletim, que futuramente pode garantir um direito.
“Se você não desejar representar, pode apenas deixar registrado, todas as vezes que ocorra um fato dentro de casa é importante fazer um boletim de ocorrência para se preservar e lá no futuro buscar um direito seu. ” comenta Jorge Koch
Jorge diz que quando o homem não cumpre a ordem do juiz pode ser preso em flagrante.
“A mulher vai até a delegacia faz o boletim de ocorrência por lesão corporal ou grave ameaça, e então é instaurado o inquérito policial em que a vítima demonstre a vontade de pedir o afastamento do marido do lar, sendo assim o delegado faz um pedido de medida protetiva, solicitando o afastamento do lar e que ele não se aproxime a menos de 200 metros da vítima. Consequentemente o juiz determina que o opressor não permaneça na residência, se por acaso ele não cumprir isso, podemos prender em flagrante já que ha uma desobediência judicial.” comenta o delegado.
Ele esclarece ainda que iniciativa de fazer o boletim de ocorrência pode ser feito por qualquer pessoa que saiba que dentro daquela casa existe realmente a violência doméstica, com esse boletim a vítima será intimada e será questionada, e caso queira poderá representar o marido. Mas alerta que o fato de que caso esteja ocorrendo crime de lesão corporal , cabe aos pais, filhos e até vizinhos da vítima fazer o boletim de ocorrência o que permite ao delegado intimar a vítima, para esclarecer a situação.
Outra medida que pode ser tomada é através do número de telefone que é o 181 qualquer pessoa pode fazer qualquer denúncia anônima, de qualquer natureza seja com relação a violência, tráfico de drogas, estupro dentre outros. A denúncia será ouvida e se dará início a investigação.
[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2014/03/JORGE-KOCH-1103.mp3]
Aline Benedet – Jornalismo Cruz de Malta