Não foi fácil acabar com a onda histórica de calor em Santa Catarina, que completou nesta quinta-feira 18 dias. A frente fria minou aos poucos o bloqueio atmosférico e a chuva caiu de forma isolada em diversas cidades, inclusive com queda na temperatura.
Para esta sexta-feira, é prudente tirar a teia de aranha do guarda-chuva e tê-lo por perto, pois os meteorologistas garantem temporal, com rajadas de vento acima de 60 km/h e risco de granizo.
Até domingo, está previsto um volume de 100 milímetros no Litoral e ficam em uma média entre 40 e 70 milímetros do Oeste ao Planalto. A temperatura deve ficar bem mais agradável, com máximas entre 18ºC e 22°C nas áreas altas do Planalto Sul e entre 24°C e 26°C na maior parte de SC, segundo informações da Epagri/Ciram.
As quedas na temperatura e alguns sinais do choque da frente fria com a massa de ar quente foram percebidas em vários pontos do Estado.
Na cidade de São Bonifácio, na Grande Florianópolis, em menos de uma hora choveu 25 milímetros e o vento chegou a 60 km/h. A temperatura no município caiu de 31ºC para 18ºC em apenas duas horas.
Em Braço do Norte, no Sul, 40 minutos de chuva intensa no final da tarde deixaram a Avenida Felipe Schmidt, a principal da cidade, completamente alagada. Carros ficaram debaixo d’água e lojas tiveram prejuízos devido ao temporal. Além disso, parte da cidade ficou sem energia elétrica.
O tempo instável deve permanecer, pelo menos, até terça-feira, com nebulosidade e possibilidade de chuva em várias regiões. De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o maior volume de chuva deve ser registrado no domingo.
Diário Catarinense