Mais esperada que abertura de Copa do Mundo, a chuva finalmente deu o ar da graça em Chapecó, no final da tarde desta quarta-feira, e deve cair com maior intensidade em Santa Catarina a partir desta quinta-feira. As temperaturas sofrerão queda a partir de sexta-feira, condição que deve permanecer até a metade da próxima semana, de acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram.
Uma frente fria avança pelo Sul e deve quebrar o bloqueio atmosférico que manteve o Estado sob calor histórico durante 17 dias consecutivos. Consequências comuns no encontro de ar frio com quente, a chuva deve chegar por meio de temporais, acompanhados por rajadas de vento acima dos 60 km/h e risco de queda de granizo.
De acordo com a Epagri/Ciram, este cenário deve se apresentar pela manhã e início da tarde do Oeste ao Sul, ao longo da divisa com o Rio Grande do Sul, e no final da tarde e decorrer da noite da Grande Florianópolis ao Norte. Mesmo assim, o calor deve persisitr, com máximas acima de 30ºC em Florianópolis e regiões Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul.
Refresco mesmo só a partir de amanhã, quando a frente fria se estabiliza e deixa o tempo instável do Planalto ao Litoral, com nebulosidade elevada e possibilidade de chuva, de acordo com a Epagri. As máximas ficam entre 18ºC e 22°C nas áreas altas do Planalto Sul e entre 24°C e 26°C na maior parte de SC.
O volume de água entre 40 mm e 70 mm do Oeste ao Planalto e 100 mm no Litoral não deve reverter o baixo nível de água nos reservatórios de abastecimento, de acordo com a Defesa Civil. Onze municípios decretaram situação de emergência até esta quarta-feira por problemas de estiagem, inclusive Chapecó, onde choveu por alguns instantes durante o início da tarde.
Qualquer problema em decorrência do temporal deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Diário Catarinense