O calor segue intenso em Santa Catarina nesta sexta-feira (7), segundo a metereologia. De acordo com a Epagri/Ciram, o predomínio de sol e calor intenso persiste no estado catarinense, porém há chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Centro-Oeste, Serra e Litoral Sul e Litoral Norte. As trovoadas da tarde podem vir acompanhadas de temporais, com raios, rajadas fortes de vento e granizo.
Segundo o metereologista Leandro Puchalski, o sol segue predominando em todas as cidades catarinenses, e o ar quente deve manter as altas temperaturas contantes, principalmente no Litoral Sul, Oeste de Santa Catarina no Vale do Itajaí, onde as temperaturas devem ficar entre 37ºC e 40°C.
As máximas devem ser de 34ºC na Serra catarinense, 37ºC na Grande Florianópolis, 39ºC no Oeste, e 40ºC no Vale do Itajaí, no Sul e Norte de Santa Catarina.
Recomendações
Neste período o índice ultravioleta segue máximo, sendo de fundamental importância os cuidados com a pele. Especialistas ainda alertam dos riscos perante a exposição a esses raios UV. “Nesses dias teremos presente com mais intensidade a radiação tipo B, que causa câncer de pele e queimaduras e a radiação tipo A, que é mais profunda e gera uma alteração a nível celular. Caso a pessoa não se proteja nesses dias, o sol pode causar um dano celular tão forte que vai se acumulando e futuramente causará um câncer de pele. Aconselhamos que as pessoas evitem a exposição ao sol entre as 10h e 15h, passem protetor solar de no mínimo fator 30, e utilizem artigos de proteção, como chapéus”, concluiu a dermatologista Adriana Matoso.
G1 SC