Quem aproveitou o vento Sul que deu uma amenizada na onda de calor no fim de semana pode comemorar, porque as temperaturas altas voltam a Santa Catarina pelo menos até o próximo domingo. Aliadas à alta umidade, elas podem provocar nos próximos dias sensação térmica de até 50ºC.
A partir de terça-feira as temperaturas começam a subir. A previsão para essa semana é que elas fiquem por volta e acima dos 35ºC. O termômetro passa rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproxima dos 40°C à tarde, principalmente no Litoral e no Vale do Itajaí. Neste período o índice ultravioleta segue máximo, mesmo nos dias mais nublados. As informações são da Epagri/Ciram.
De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, a diferença desta onda de calor para a da última semana é que ela deve ser mais úmida, com maior presença das nuvens. A partir de quarta-feira estão previstas pancadas de chuvas para o final do dia, típicas de verão e elas devem ocorrer nos outros dias desta semana também.
Mas é justamente a umidade combinada com as altas temperaturas que provoca a sensação de calor. Marilene explica que se as temperaturas ficam entre 30 e 35ºC e a umidade relativa do ar entre os 70 e 75% a sensação pode ficar entre os 40 e 53ºC.
Apesar das reclamações que o calor tem provocado, a meteorologista observa que ele está dentro do normal para o verão. Temperaturas altas também estão previstas para fevereiro.
O calor ainda está presente na água mar. Comparada aos anos anteriores, ela está até 2ºC mais quente. Isso ocorre devido à corrente marítima do Brasil, que nesta época do ano ganha força e provoca o aumento da temperatura do mar na região Sul.
Outro fator que pode estar relacionado ao fenômeno são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo observado nas últimas semanas. De acordo com o oceanólogo Argeu Vanz e a meteorologista Gilsânia Cruz, também da Epagri/Ciram, a água mais calma e o forte calor resultaram no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.
Se há vento soprando por vários dias, a água da superfície é levada para o oceano, o que dá espaço para a água mais fria do fundo do oceano, e consequentemente a temperatura do mar não sobe tanto.
Diário Catarinense