O Criciúma estreou com empate no Campeonato Catarinense. Jogando na tarde deste domingo, na Arena, o Tigre não conseguiu apresentar um bom futebol, mesmo assim, conseguiu arrancar um empate do Joinville. Fernando Viana abriu o placar para o Jec ainda na primeira etapa e Ronaldo Alves igualou o marcador para o Tigre nos minutos finais da partida.
O favoritismo do Tigre no clássico foi ao chão logo após o começo da partida. Jogando em casa, o Joinville tomou a iniciativa do jogo e partiu para cima do Criciúma. Nos minutos iniciais, as investidas do Jec ao ataque aconteciam principalmente pelas alas, e foi justamente em um lance pela beirada do gramado que surgiu o primeiro gol da partida. Murilo fez bom cruzamento da ponta direita, a zaga do Tigre marcou bobeira, e Fernando Viana, dentro da pequena área, cabeceou para o fundo da rede, aos 22 minutos.
Pagando pela falta de entrosamento e condicionamento físico ideal, o Tigre seguiu sendo dominado pelo Jec. O primeiro, e único, chute do Criciúma na primeira etapa aconteceu somente aos 38 minutos. Lucca arriscou da entrada da área e Ivan defendeu a bola em dois tempos. Antes do intervalo da partida, o Tigre ainda escapou de levar o segundo gol. Após boa triangulação, Marcelo Costa levantou a bola na área e Fernando Viana, na cara do gol, bateu de primeira, mas Galatto operou o milagre evitando o gol com a perna esquerda.
Buscando organizar a marcação e a saída de bola, o técnico Ricardo Drubscky optou pela entrada de Anderson Uchoa no lugar de Diego Oliveira. Mesmo com a mudança no time, o futebol apresentado pelo Tigre na segunda etapa não sofreu alteração e o Jec seguiu dominando as ações. Aos 6 minutos, Wellington Saci tentou o cruzamento e acertou o travessão da meta defendida pelo Criciúma. Com dificuldade para criar, o Tigre chegou a sofrer o segundo gol aos 28 minutos. O ex-Tigre, Tartá fez boa jogada pela direita e acertou o poste esquerdo, no rebote, Fernando Viana mandou para o fundo do gol, mas o árbitro anotou um toque de mão e anulou a jogada.
Quando a derrota do Tigre parecia inevitável, Ricardinho, em cobrança de falta, levantou a bola na área, Fernando Karanga desviou de cabeça e o goleiro Ivan fez grande defesa. No rebote, em posição de impedimento, o zagueiro Ronaldo Alves marcou o gol do Tigre e o árbitro Heber Roberto Lopes validou o lance que decretou a igualdade no placar, aos 39 minutos.
Antes do apito final, o Criciúma ainda perdeu um jogador por expulsão. Thiago Humberto atingiu Clebinho com o braço e levou cartão vermelho, aos 43 minutos.
O Tigre volta a jogar pelo Campeonato Catarinense nesta quarta-feira. Em partida válida pela segunda rodada do Estadual, o Criciúma recebe o Figueirense, às 22 horas, no estádio Heriberto Hülse.
Ficha técnica: Joinville 1 x 1 Criciúma
Local: Arena, em Joinville
Público: 9.372
Renda: R$ 134,4 mil
Arbitragem: Heber Roberto Lopes, auxiliado por Nadine Schram Câmara Bastos e Neusa Inês Back
Cartões amarelos: Francis (Joinville); Rogério, Lucca, Anderson Uchoa (Criciúma)
Cartão vermelho: Thiago Humberto (Criciúma)
Gols: Fernando Viana, aos 22’ do 1º T (Joinville); Ronaldo Alves, aos 39’ do 2º T (Criciúma)
Joinville Ivan; Murilo, Bruno Costa, Rafael e Wellington Saci; Naldo, Hygor e Marcelo Costa; Edgar Junio (Clebinho), Fernando Viana (Alex) e Francis (Tarta) Técnico: Hemerson Maria
Criciúma Galatto; Eduardo, Joilson, Ronaldo Alves e Rogério; Diego Oliveira (Anderson Uchoa) e Ricardinho; Lulinha (Thiago Humberto), Paulo Baier e Lucca; Rodrigo Silva (Fernando Karanga) Técnico: Ricardo Drubscky
Engeplus