89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Temperaturas acima dos 30ºC chegam a durar 12 horas por dia em SC

Qualquer pedaço de papel ontem virou abanador e a estampa de muitas camisetas foi a mancha do suor. As cenas desta quarta-feira, que devem se repetir nesta quinta, em Santa Catarina, foram tentativas quase em vão para driblar o calor que atingiu os 40ºC em Blumenau e Joinville, onde a sensação térmica chegou a 50ºC.

Na cidade do Norte do Estado, a máxima foi registrada na estação meteorológica do aeroporto, que é uma área aberta com incidência direta do sol. Na cidade do Vale do Itajaí, ela foi marcada na única estação meteorológica do local, que fica na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Em Florianópolis, os termômetros marcaram 36,5ºC, com sensação de 40ºC.

O meteorologista Marcelo Martins, do Ciram / Epagri, explica que a elevação das temperaturas deste janeiro pode ser comparada ao mesmo período de 2011. Porém, em 2014, as máximas acima de 30°C têm permanecido intensas por até 12 horas seguidas.

– As temperaturas mais altas do dia ocorrem às 15h (horário de verão) e normalmente vão declinando. Neste ano, as temperaturas têm passado dos 30°C já às 10h e permanecem inclusive à noite– explica Martins.

Quem está na rua, longe do refresco do mar ou de um ambiente com ar-condicionado, sabe bem o que é isso. Se há aqueles que têm o escritório na praia, o de Jair da Silva fica nas ruas do Centro de Florianópolis, como a Felipe Schmidt e a Conselheiro Mafra, há 25 anos. Ele faz entrega de galões de 20 litros de água nas lojas. No carrinho que puxa cabem 28 garrafões.

Com o calor que tem feito, entrega entre 120 e 150 garrafas na região. Silva não se abala com o calor. O truque não poderia ser outro: muita água. A cada garrafão entregue, bebe alguns copos.

E o calor não dará trégua hoje. Apesar da chuva que atingiu algumas cidades do Estado, trazendo um pouco de alívio, a previsão indica temperaturas elevadas. Elas devem ficar próximas dos 30°C já no período da manhã, subindo ainda mais no decorrer do dia.

Durante a tarde, na Grande Florianópolis, Meio-Oeste e Oeste os termômetros podem chegar entre 31°C e 33°C. Já no Sul, Norte e Vale do Itajaí eles podem marcar até 36°C. As informações são da Central RBS de Meteorologia.

Nas cidades mais quentes, é possível que as máximas voltem a marcar 40°C e a sensação de calor pode ser ainda maior. Como o tempo é quente e a umidade é alta, a sensação térmica pode chegar na casa dos 50°C.

Diário Catarinense

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.